Confira curiosidades dos jogos olímpicos de Tokyo 1964

Após 56 anos rodando o mundo, os Jogos Olímpicos voltarão a capital japonesa em 2020 repleto de novidades. Mas será que essa Olimpíada será tão grandiosa quanto os jogos de Tokyo de 1964?

Primeira transmissão ao vivo

Pessoas assistindo a transmissão das Olimpíadas 64

Atualmente, há uma grande expectativa sobre o lançamento da rede 5G em 2020 no Japão, inclusive, já existem alguns dispositivos eletrônicos com a tecnologia para se conectarem com a internet das coisas.

Tudo isso mudará a forma como a humanidade vive e interage. Porém, é improvável repetir o mesmo impacto da primeira transmissão ao vivo da história dos jogos olímpicos.

Em 1964, o evento foi transmitido ao vivo para a América do Norte e para a Europa. Além disso, também foi a primeira a usar computadores para calcular as estatísticas dos jogos.

Primeira defesa de um título olímpico

Abebe Bikika no pódium

Hoje em dia, é normal ver um atleta olímpico proteger sua posição como medalhista de ouro e bater seus próprios recordes.

No entanto, a meio século atrás as coisas eram diferentes. Nos Jogos Olímpicos de Tokyo de 1964, Abebe Bikila, um atleta etíope e membro da Guarda Imperial defendeu o primeiro lugar nas maratonas de forma emocionante.

Quatro anos antes nos Jogos Olímpicos de Roma de 1960, Abebe recebeu a medalha de ouro e repetiu o feito em 1964. Foi a primeira vez na história das maratonas olímpicas que isso aconteceu.

Além disso, o atleta foi promovido ao posto de Metoaleqa dentro da Guarda Imperial pelo próprio Imperador Etíope Haile Selassie.

Acontecimentos geopolíticos

Durante os Jogos Olímpicos de Tokyo de 1964, a África do Sul foi banida devido as políticas étnico-raciais do Apartheid. O país só pode voltar aos jogos na década de 90.

Abertura dos jogos de 64

Além disso, outro evento geopolítico muito interessante foi a independência da Zâmbia. Quando os jogos começaram o país ainda era uma colônia britânica.

Quando os jogos se encaminhavam para o encerramento do evento, o país declarou independência.

Então, a Zâmbia entrou nos jogos Olímpicos como um país e saiu como outro, livre e independente da coroa britânica.

Inauguração do primeiro Shinkansen

Inauguração do primeiro shinkansen

No dia 10 de outubro de 1964, nove dias após a cerimônia de abertura das olimpíadas foi inaugurado o primeiro trem bala do Japão conhecido como Tokaido Shinkansen (東海道 新幹線).

A linha férrea liga a capital japonesa com Osaka através da Tokyo Station com a Shin-Osaka Station.

Graças a esse incrível avanço tecnológico as três maiores cidades do Japão ficaram acessíveis por trem bala (Tokyo, Nagoya e Osaka). Portanto, a data se tornou um feriado nacional.

Porém, a partir de 2000 o feriado passou a ser comemorado na segunda semana do mês de outubro através do Happy Monday System.

Primeiro monotrilho

Inauguração do monotrilho

Graças aos jogos de 1964, a capital japonesa recebeu seu primeiro monotrilho para transportar os visitantes estrangeiros do aeroporto de Haneda para a capital japonesa.

Além disso, até os dias de hoje esse transporte é amplamente utilizado. A capital japonesa recebeu mais de 30 obras de infraestrutura temporárias e permanentes nas prefeituras de Tokyo, Osaka, Kyoto, Saitama e Kanagawa.

Leia também

Ingressos para Olimpíadas Tokyo 2020 não atende demanda alta

Robôs feitos pela Toyota trabalharão nas Olimpídas Tokyo 2020

Japão veta fumo nas Olimpíadas

Novas modalidades

Judo nas Olimpíadas 64

Karate, skate, baseball, escalada e surf serão as novas modalidades esportivas que farão parte da grade da programação olímpica em Tokyo 2020.

Embora em menor número, mas em grande importância para o esporte mundial, em 1964 foram introduzidos como modalidades olímpicas o judo e o volleyball.

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Comentários

Share via