Toyosu: como está o antigo mercado de peixes Tsukiji?

Durante muitos anos, o distrito de Tsukiji teve o maior mercado de peixes e frutos do mar a céu aberto do mundo. Após a descoberta de contaminação no solo de Tsukiji, o mercado foi transferido para uma nova instalação em Toyosu.

Toyosu: uma nova instalação para um antigo mercado

Leilão de atum em Toyosu
Leilão de atum em Toyosu

No dia 06 de outubro de 2018, o Mercado de Peixes Tsukiji fechou suas portas e se mudou para Toyosu depois de 83 anos de serviços prestados a capital japonesa.

Interior do mercado Toyosu

Cinco dias após o mercado fechar, mais de 900 comerciantes atacadistas e varejistas se mudaram para a nova instalação que abriu as portas no dia 11 de outubro de 2018.

Embora a mudança tenha acontecido sem maiores problemas, os vendedores reconhecem que o processo continua em andamento.

Afinal, por mais que sejam as mesmas pessoas trabalhando, o novo ambiente não possui a tradição histórica de Tsukiji.

Por isso, levará algum tempo até os clientes se acostumarem e habituarem a nova estrutura. Quanto a antiga instalação, mesmo sem o mercado interno, Tsukiji ainda está em operação.

Tsukiji: mais do que um mercado

Mercado Tsukiji

Quando o mercado interno encerrou suas operações e mais de 900 lojistas foram para o novo mercado em Toyosu, mais de 500 permaneceram no mercado externo.

Alguns atacadistas de porte intermediário também se mantiveram em Tsukiji. Até a governadora de Tokyo, Yuriko Koike, fez uma promessa em manter o lugar e o transformá-lo em um parque temático da gastronomia local.

Porém, o governo apresentou planos para Tsukiji contrários a promessa feita anteriormente.

De acordo com a própria governadora durante uma visita ao antigo Mercado de Peixes Tsukiji, o local é um tesouro de Tokyo graças ao conhecimento e expertise das pessoas que trabalharam lá.

Todavia, seu governo planeja transformar o local em um centro de convenções internacionais e abrir espaço para restaurantes de outros países.

Leia também

Muito além do salmão e atum! Conheça os variados e deliciosos peixes e frutos do mar consumidos no Japão 

Quais são os três diferentes tipos de ovas de peixe mais usados na culinária japonesa? 

Peixes e frutos do mar: Comidas japonesas para lá de estranhas 

Japoneses revelam quais são seus peixes preferidos 

Reações

O anúncio da governadora de Tokyo pegou de surpresa a maioria dos comerciantes e negociantes que permanecem no antigo mercado.

Muitos alegam que um projeto desses, além de não ir de encontro ao que foi prometido por Yuriko Koike, é uma ameaça a culinária local.

Não há nenhuma plano para a revitalização do antigo sítio por nenhuma empresa ou mesmo pelo governo. Afinal, restaurar o antigo mercado abriria uma concorrência desleal com Toyosu.

O objetivo de Koike é transformar o antigo Mercado de Peixes Tsukiji em espaço cultural amplo e internacional para atrair novos investidores.

No entanto, após a mudança para Toyosu, os comerciantes e lojistas do mercado externo registraram queda nos negócios.

Eles continuam preocupados com a possibilidade da área se tornar um mero centro de conferências internacional.

Essas questões afetam os dois mercados, pois quem se mudou para Toyosu também teme uma potencial concorrência com Tsukiji reformado. Afinal, existe um planejamento e uma agenda para a abertura de lojas de presentes e restaurantes.

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Comentários

Share via