Calpis: bebida icônica e saudável celebra 100 anos no Japão

Calpis é uma bebida muito famosa no Japão e muito consumida por lá. No dia 07 de julho de 2019, completou 100 anos desde que a primeira garrafa chegou ao país.

Calpis

A bebida é feita de ácido láctico fermentado, água e leite. A combinação resultou em um líquido meio esbranquiçado refrescante, leve e gostoso.

Calpis

Bebida do verão

Japonesa bebendo Calpis

Além dos japoneses adorarem tomar o Calpis puro, também é ingrediente de muitos drinks, além de fazer muito sucesso no verão.

Novidade no Japão

A data da lançamento ocorreu em 07 de julho de 1919. Até então, não existia nenhuma bebida assim no país e foi uma novidade e surpresa para muitos.

Rica em cálcio

Foi anunciada como uma bebida nutritiva e que faz bem para a saúde. Era rico em cálcio e naquela época muitas empresas estavam tentando desenvolver fórmulas que adicionassem o mineral em produtos, já que os japoneses sofriam com esse tipo de deficiência nutricional.

Mais leve que leite

Foi um sucesso. Quem não apreciava o gosto do leite puro se apaixonou pela bebida, já que é mais leve.

Saudável

Muitos incorporaram na dieta e até os dias atuais existe o apelo de ser uma bebida saudável. Além do cálcio, ganhou adição de vitaminas em sua fórmula.

É conhecida por ser probiótica também melhorando a digestão e aumentando a imunidade. Aliás, a bebida já foi alvo de inúmeros estudos científicos com propriedades comprovadas.

Mishima Kaiun

Mishima Kaiun
Mishima Kaiun

Mishima Kaiun, o fundador da Calpis Co. Ltd. nasceu em Osaka em uma família budista. Seus pais administravam o templo da cidade.

Em 1902, o jovem de 25 anos foi um dos muitos japoneses atraídos pelas oportunidades que a China oferecia naquele tempo.

Além disso, quando a guerra Russo-Japonesa de 1904 eclodiu, se estabeleceu na região da Mongólia, comprou cavalos de guerra e armas japonesas para comercializar.

Foi na Mongólia que conheceu a bebida tradicional dos nômades mongóis, um leite azedo particularmente saboroso e que também melhorou sua digestão.

Ele prosperou durante alguns anos com o comércio de cavalos, armas e até mesmo ovelhas. Porém, seu negócio foi confiscado pela dinastia Qing.

Então, voltou ao Japão e começou a formular ideias para produzir uma bebida parecida com a dos nômades.

Depois de sucessivos testes e erros, finalmente conseguiu produzir a fórmula atual do Calpis e lançou no Japão.

No entanto, a primeira campanha publicitária do produto foi um choque para uma sociedade conservadora.

A frase “um copo de Calpis tem o gosto do primeiro amor” chamou mais atenção que suas propriedades.

Primeira propaganda da bebida no Japão

Essa frase era considerada imoral. Mishima foi repreendido pelas autoridades japonesas que tentaram a todo custo impedir que ele utilizasse esses cartazes publicitários.

No entanto, o jovem empreendedor se recusou a retirar sua campanha de circulação. Portanto, a medida deu certo e a bebida caiu no gosto dos japoneses.

As vendas iam muito bem, porém, durante a segunda guerra mundial sua fábrica foi destruída durante os bombardeios dos EUA.

Com um severo prejuízo e dificuldades financeiras se viu obrigado a sair da presidência da empresa.

Leia também

Bebidas japonesas para curar a ressaca

Bebidas do Japão: conheça energéticos e vitamínicos

Umeshu é bebida tradicional de ameixa japonesa 

Atualmente, existe uma gama enorme de sabores de Calpis a disposição, inclusive, gaseificada ou misturado com frutas.

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Comentários

Share via