Pocari Sweat é bebida isotônica absorvida mais rápido que a água

A bebida Pocari Sweat de gosto cítrico é popular no Japão e encontrada com facilidade. É produzida pela empresa Otsuka Pharmaceutical.

Pocari Sweat

Garrafas de Pocari Sweat

A bebida isotônica foi lançada em 1980. Sua fórmula foi desenvolvida para ser semelhante com os fluídos do corpo.

Portanto, sem adição de cafeína, sem ser gaseificada, nem conservantes, além de ter baixa quantidade de açúcar.

Segundo estudo feito pela Universidade de Medicina de Kyoto, o Pocari Sweat é absorvido 2.2 vezes mais rápido que a água. Além disso, 90% dos médicos japoneses a recomendam.

História

Um pesquisador da empresa farmacêutica tinha o sonho de desenvolver uma bebida sem precedentes.

Incidente no México

Um dia, estava em uma viagem ao México e foi internado com uma forte diarreia. Tinha sido orientado a se manter hidratado e nutrido.

A partir desse momento pensou que poderia existir uma única bebida pudesse suprir suas necessidades hídricas de forma eficiente e completa.

Alem disso, também observou um dos médicos tomando uma solução fisiológica usada para hidratação nos centros médicos após sair de uma cirurgia intensa.

Uma ideia

Então, ele teve a ideia de criar uma bebida com as mesmas propriedades que hidratasse e oferecesse todos os eletrólitos e íons perdidos através do suor durante as atividades diárias.

Portanto, o Pocari Sweat foi desenvolvido não apenas para quem praticasse esportes, mas para as pessoas consumirem em seu cotidiano e repor o que era perdido pela transpiração.

Testes

Porém, o gosto não agradava e foram feitos muitos testes (mais de 1.000) no laboratório. Descobriram que ao misturar a solução com um suco concentrado cítrico eliminava o gosto amargo, além de ficar gostoso.

Então, chegaram a um impasse. Deixá-la bem doce ou não. Um dos pesquisadores resolveu fazer uma escalada em uma montanha e descobriu que o gosto menos doce fazia ela ser consumida mais facilmente. Atualmente, a fórmula tem apenas 25 kcal de açúcar.

No começo, as pessoas não entenderam muito bem a importância de uma bebida que hidratasse por completo.

Homem debaixo do sol

Em uma campanha ousada distribuíram 30 milhões de garrafas de graça em avenidas do Japão, assim como locais que fazia muito calor.

Leia também

Calpis: bebida icônica e saudável celebra 100 anos no Japão

Chá verde: conheça a história da bebida no Japão

Bebidas do Japão: conheça energéticos e vitamínicos

Deu certo, em 1982 a bebida caiu no gosto e as pessoas entenderam seu conceito. Passou a fazer muito sucesso entre os japoneses.

Japonesas bebendo Pocari

Pocari Sweat é boa para hidratar em dias de calor, assim como em atividades leves e esportivas intensas também.

Além disso, é recomendada para curar ressaca, em casos de doença e até depois de um banho muito quente.

Desde 2013, eles lançaram outra fórmula com água ionizada menos doce, refrescante e boa para consumir em temperatura ambiente.

Em 2016 uma fórmula gelatinosa entrou no mercado para facilitar a vida de quem pratica esportes.

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Comentários

Share via