Qual é a melhor época do ano para visitar o Japão?

O Japão possui as quatro estações muito bem definidas. O que significa que a melhor época para visitar o país depende mais do que você quer ver e fazer. Neste post, traremos algumas informações sobre o que você pode desfrutar em cada estação no Japão. Também mostraremos algumas vantagens e desvantagens para que você possa chegar a conclusão de qual é a melhor época do ano para você visitar o país.

Primavera (março a maio)

A primavera é a estação mais famosa do Japão, com sua temporada de flores de cerejeira (sakura) em plena floração e seu clima ameno. É quando a maioria dos turistas visita o Japão. (Temperatura média em Tokyo: 12 ~ 20°C).

• Ver as flores de cerejeira

sakura
Shinjuku Gyoen, Tokyo. (Crédito: Divulgação)

As icônicas flores de cerejeira atraem muitos turistas. A temporada do sakura depende da localização e das condições climáticas de cada ano. Portanto, fique de olho na previsão do florescimento das cerejeiras lançada anualmente pela Corporação Meteorológica do Japão. Mas, em geral, a floração ocorre entre o final de março e início de abril, durando cerca de 7 a 10 dias.

• Ciclismo

Esta é uma ótima temporada para atividades ao ar livre! Ciclismo em torno dos lagos próximos ao Monte Fuji é altamente recomendado.

• Morangos

Os morangos japoneses são incríveis! Experimente não só a fruta in natura, como também os doces fenomenais feitos com morangos durante a primavera.

Dicas

Como a temporada das flores de cerejeira é um momento extremamente popular, esta época é marcada por despesas adicionais, baixa disponibilidade de alojamentos e multidões nos principais pontos turísticos. Apesar das desvantagens, você pode ter uma experiência agradável planejando a sua viagem com antecedência.

Há também outro momento a ser considerado: o Golden Week (uma série de feriados quase consecutivos que ocorre entre o final de abril e início de maio). Junto com o Oshogatsu (Ano Novo – janeiro) e o Obon (Finados – agosto), ele é uma das três maiores temporadas de viagens do Japão. Por isso, nesta época do ano, os lugares ficam bastante lotados e os preços sobem. Então, se você puder evitar este período, você deve considerar fazê-lo.

Se você quiser evitar multidões, considere viajar no final da estação. Este período tende a ter uma boa combinação de temperaturas mais quentes e menos turistas. Já, se você não se importa com a aglomeração de pessoas, você pode experimentar o Hanami (contemplação das cerejeiras) em todo o seu esplendor!

Leia também:

Verão (junho a agosto)

O verão japonês é quente, abafado e úmido. Portanto, se você gosta do calor e de praias, este é um momento perfeito para se divertir! Há também muitos festivais e eventos nesta época do ano. (Temperatura média em Tokyo: 25 ~ 30°C)

• Praia

praia
(Crédito: JW Web Magazine)

Existem muitas praias no Japão. Mesmo que você não tenha tempo para visitar as ilhas subtropicais ao sul do Japão, existem também muitas praias agradáveis ​​perto de Tokyo, como a Onjuku Beach (Isumi), Isshiki Beach (Hayama) e Yuigahama (Kamakura).

• Campos de flores

Se o clima extremamente quente não é para você, visite Hokkaido. É um destino fresco, seco e com muitos campos de flores.

• Fogos de artifício

View this post on Instagram

秋田県 大仙市 大曲の花火 ✴︎ ⭐︎夕暮れ花火 大曲ver.⭐️ ✴︎ 夕暮れ花火の大曲verです。 この時間の花火はまた一段と情緒があっていいですよね😆 ✴︎ 大曲の花火、秋の章ついでに東北をまた回るか😵悩み中です 笑 ✴︎ 9月中旬から4泊5日で北海道上陸します❗️ 行くところは調べ尽くしてますがやっぱり住んでる人か通ってる人に聞かないとダメですよねー😆 ✴︎ ということで北海道に詳しい皆さん‼️9月中旬から下旬に北海道で秋を見つけられるスポット知ってる人教えてください。 ✴︎ よろしくお願いします。

A post shared by tono_eiji (@ag_photogallery) on

O verão japonês não pode ser descrito sem o hanabi (shows de fogos de artifício). Os festivais de hanabi são realizados quase todos os dias em muitos locais do Japão durante o verão. Se você está procurando por uma grande atração desta, uma boa opção é o Sumida River Fireworks Festival em Tokyo.

• Festivais

Os festivais japoneses – em toda a sua cor, tradição e exuberância – são espetaculares! Embora existam grandes eventos ao longo do ano, o verão apresenta muitos dos melhores festivais do Japão, incluindo o Gion Matsuri (Kyoto), o Tenjin Matsuri (Osaka), o Nebuta Matsuri (Aomori) e o festival Awa Odori (Tokushima).

• Monte Fuji

Se você quiser subir o Monte Fuji, a temporada oficial de escalada é de início de julho a meados de setembro. Neste ano, as datas são: 1º de julho até 10 de setembro (trilha Yoshida – lado da província de Yamanashi) e 10 de julho até 10 de setembro (trilhas Subashiri, Gotemba e Fujinomiya – lado da província de Shizuoka).

Fora destes períodos, é apenas permitido subir com um guia ou com uma permissão especial. Dependendo da época do ano, é simplesmente proibido escalar a montanha. Durante o verão, as trilhas, instalações e picos geralmente estão bastante lotados.

• Kakigori

O kakigori (gelo raspado) é uma sobremesa bastante popular. Ele encanta não só pelo sabor, mas também pela sua bela aparência.

Dicas

O verão no Japão começa com a estação das chuvas (tsuyu), que vai de junho até meados de julho, dependendo da localização. Tenha seus sapatos impermeáveis ​​e guarda-chuvas na mão!

Depois disso, ficará extremamente quente e úmido. Se você não estiver acostumado à isso, estes meses podem ser um tanto desconfortáveis para você. No entanto, é importante lembrar que o Japão se estende por áreas mais amenas ao norte (Hokkaido) até as regiões subtropicais ao sul (Okinawa). Também vale a pena notar que, mesmo nas áreas centrais, áreas montanhosas também são mais frias. Dessa forma, se você quiser amenizar sua exposição ao calor excessivo, vá até lugares mais frescos como os Alpes japoneses, Tohoku (norte do Japão) e Hokkaido.

Outro fator a ser considerado são as frequentes multidões nesta época, devido às férias de verão. Planeje-se com antecedência e tudo dará certo!

Outono (setembro a novembro)

O outono é a segunda temporada mais popular. Nesta época do ano, o Japão é famoso por sua brilhante folhagem de outono (koyo) e pela sua temperatura amena. Se você evitar a temporada de tufões no início do outono (normalmente setembro), o clima é bastante agradável. (Temperatura média em Tokyo 12 ~ 20°C)

• Folhagem de outono

outono
(Crédito: Divulgação)

O outono possui belas paisagens. O verde das árvores cede lugar aos tons de vermelho, laranja e amarelo. Nesta época, os japoneses vão aos parques e às montanhas para apreciar as cores da estação.

• Trilha

O outono também é um bom momento para desfrutar de caminhadas e outras atividades ao ar livre entre as cores sazonais.

Dicas

Geralmente no início do outono, começa a temporada de tufões no Japão, causando fortes chuvas e ventos em amplas partes do país. Os tufões podem causar atrasos e cancelamento de trens. Felizmente, este fenômeno dura cerca de apenas dois dias.

Embora não haja longos feriados no outono, os pontos populares para se ver as folhagens de outono podem ficar bastante lotados, principalmente nos meses de outubro e novembro. Então, se você quiser evitar o grande fluxo de turistas e ainda ver um pouco da paisagem característica, o início do mês de dezembro pode ser uma boa ideia.

Inverno (dezembro a fevereiro)

O inverno japonês é bastante frio. Mas, se você superar este fato, você encontrará diversas atrações incríveis! (Temperatura média em Tokyo 3 ~ 10°C).

• Esportes de inverno

esporte inverno
(Crédito: JW Web Magazine)

Com muitas montanhas cobertas de neve e excelentes paisagens, o Japão é um destino incrível para a prática de esquisnowboard. As províncias de Hokkaido e Nagano são bastante conhecidas pelos amantes dos esportes de inverno em todo o mundo!

• Onsen

Enquanto o onsen (fontes termais) pode ser apreciado em outras épocas do ano, nada se compara a estar sentado cercada por uma paisagem branca e montanhosa de tirar o fôlego! Além disso, esta é uma ótima maneira de se aquecer.

• Iluminações de Inverno

No inverno, muitas cidades criam iluminações surpreendentes! Uma das mais famosas pode ser vista em Kobe, o Luminarie.

• Festivais de neve

Outros grandes destaques do inverno são os festivais de neve. O mais famoso deles é o Sapporo Snow Festival (Hokkaido) que possui esculturas de neve impressionantes e enormes. Outro grande evento é o Festival de Inverno de Asahikawa (Hokkaido).

• Frutos do mar

Este é o melhor momento para saborear frutos do mar frescos. Visite mercados de peixe como Tsukiji (Tokyo) e Hakodate (Hokkaido).

Dicas

O Japão tende a receber menos viajantes durante o inverno. Além de evitar o frio severo, a maioria das pessoas prefere visitar o país em épocas mais conhecidas (como a temporada de sakura). Então, se você estiver interessado em conhecer o Japão com menor aglomeração de turistas, esta é uma boa época!

No entanto, há uma ressalva. Os dias anteriores, durante e depois do Ano Novo tendem a ficar bastante lotados, tanto com os turistas estrangeiros quanto com os japoneses que visitam a família ou estão de férias.

Por este motivo, nesta época do ano, os preços sobem e as acomodações ficam mais escassas. No que diz respeito ao Ano Novo no Japão, também é importante ressaltar que, a partir do final de dezembro (geralmente em algum momento após o Natal) até alguns dias em janeiro (geralmente até 3 ou 4 de janeiro), alguns estabelecimentos ficam fechados.

Por outro lado, esta é uma época interessante para entrar em contato com os rituais e as tradições do Ano Novo japonês como o “hatsumode” – a primeira visita do ano ao santuário.

Qual é a época mais cara para visitar o Japão?

No Japão, as temporadas de viagem altas e baixas não são tão claramente demarcadas. No entanto, as épocas mais caras do ano para visitar o país são em feriados nacionais. Os japoneses adoram viajar e aproveitarão qualquer folga prolongada para fazer uma viagem.

Como dito anteriormente, as três maiores temporadas de viagens do Japão são: Oshogatsu (Ano Novo – janeiro), Golden Week (Semana Dourada – final de abril/início de maio) e Obon (Finados – agosto).

Embora o custo de certos serviços (como o transporte público) não esteja sujeito a variações drásticas em relação aos feriados, o preço das acomodações em hotéis e ryokans pode subir bastante durante os feriados nacionais. Os voos domésticos também podem variar significativamente.

 

Independente da época do ano escolhida, com certeza, você sempre encontrará muitos festivais divertidos, paisagens deslumbrantes, comidas deliciosas e muitas atrações incríveis! Escolha o seu momento ideal e curta a sua viagem!

E na sua opinião, qual é a melhor época para viajar ao Japão?

Fonte: JW Web Magazine, Boutique Japan, Notes of Nomads
Imagem destacada: JW Web Magazine

Comentários

Share via