Nasu Dengaku: aprenda a fazer receita de berinjela com miso

Nasu Dengaku é um tipo de preparação da culinária japonesa que usa um molho glaceado de miso tradicionalmente colocado na berinjela, no daikon, tofu, konnyaku e outros vegetais.

A berinjela japonesa nasu não é amarga, não possui sementes e depois de passar por cozimento no vapor ou fritura, fica macia de derreter na boca. É uma receita rápida e prática para usar de aperitivo ou acompanhamento.

Receita de nasu dengaku

berinjela com miso

O nasu dengaku pode ser feito no forno ou frito. As duas formas são bem saborosas e a escolha dependerá de restrições e preferências. A berinjela frita fica uma delícia e o segredo é deixar secar bem o óleo.

Ingredientes

2 berinjelas japonesas grandes;

1 colher de sopa de óleo de gergelim;

1 colher de sopa de mirin;

2 colheres de sopa de saquê (1 para o molho, outro para a berinjela);

2 colheres de sopa de missô branco ou amarelo;

1 colher de sopa de açúcar;

Semente de gergelim branca.

Modo de preparo

Corte as berinjelas na diagonal e retire o caule. Usando uma faca bem afiada, faça cortes até criar uma padronagem xadrez em seu interior.

Berinjela cortada com padronagem xadrez

Vamos deixar as duas formas de preparação, no forno e frito. Escolha apenas uma das estapas para continuar a receita e a partir do caldo siga normalmente.

1.No forno

Coloque as berinjelas pinceladas com o óleo de gergelim no forno por 20 minutos a 200 graus Celsius. O interior deve ficar macio e a casquinha vai enrugar. Adeque a temperatura e o tempo de acordo com a potência do seu forno.

Ou

2.Frito

Frite as fatias da berinjela com a parte branca para baixo em uma frigideira com óleo de gergelim em fogo médio. Tampe por alguns minutos para ela cozinhar no vapor. Cuidado para não secar e queimar, se preciser adicione mais óleo.

Vire quando ela ficar marrom, coloque uma colher de sopa de saquê e tampe por cinco minutos. Retire as berinjelas e coloque em papel toalha.

Leia também

Aprenda a fazer uma receita de Kare Pan – pão recheado com karê 

3 formas de usar repolho japonês em receitas fáceis 

Aprenda a fazer um mousse de tofu delicioso e leve 

Aprenda a fazer tamagoyaki tradicional

Caldo

Coloque o mirin e o saquê em uma panela pequena e espere ferver em fogo alto. Deixe fervendo por vinte segundos.

Caldo dengaku

Abaixe o fogo e coloque o miso e o açúcar. Em fogo médio, mexa sempre e não deixe ferver. Assim que estiver tudo bem misturado retire do fogo. Com ajuda de um pincel, coloque a calda por cima das berinjelas de forma generosa. Sirva com semente de gergelim.

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Comentários

Share via