Conheça 8 molhos japoneses deliciosos e úteis em preparações variadas

A culinária japonesa usa muitos molhos diferentes, que vão muito mais do que o shoyu e o karê popularizado em casas de temakeria de comida japonesa.

Se você não tem medo de arriscar na cozinha e misturar culinárias, confira nossa lista de molhos japoneses deliciosos.

1. Tonkatsu

molho tonkatsu

O tonkatsu tem textura mais espessa e de sabor meio doce picante. Para muitos, o gosto é muito parecido com o molho barbecue. Há outros que defendam que não tem nada a ver.

Na culinária japonesa acompanha a preparação tonkatsu, de carne de porco empanada com farinha panko. Portanto, fica ótimo em frituras e carnes.

Aliás, já ensinamos como fazer esse molho e o tonkatsu, se não viu, leia: Segredos para fazer um tonkatsu perfeito

2. Kushikatsu

molho kushikatsu

Outro molho para frituras, porém esse é mais adocidado e menos espesso. Fica ótimo com marinadas e carnes grelhadas. Porém é mais difícil de encontrar por aqui.

3. Yakiniku

molho yakiniku

O yakiniku é o espetinho da culinária japonesa e esse molho é perfeito para carnes no geral. A variedade é maior e em sabores diferentes, indo do picante ao doce.

Marinar a carne nesse molho antes de levar a churrasqueira é uma dica que vale a pena testar. Fica uma delícia.

4. Yakisoba

molho yakisoba

Se você sempre se perguntou qual o segredo do sabor incrível do yakisoba, eis a resposta: o molho. Combina muito com vegetais, peixes e carnes. Bem eclético.

5. Goma Dare

molho goma dare

Cremoso e espesso é feito com sementes de gergelim e acompanha muito bem uma salada. Os japoneses usam para salpicar em vegetais quando fazem shabu shabu. Eles mergulham o vegetal no molho do caldo e depois salpicam o molho goma dare.

Leia também

3 formas de usar repolho japonês em receitas fáceis

5 modos deliciosos de preparar berinjela no Japão

Receita de korokke, aprenda a fazer essa delícia japonesa

6. Karashi

molho karashi

O molho karashi é uma mostarda amarela picante em tubo. Ele acompanha o natto para quem aprecia. Tão picante quanto o wasabi, é um ótimo substituto para usar em sushis e sashimis.

7. Okonomiyaki

molho okonomiyaki

O molho de okonomiyaki é maravilhoso em panquecas, omeletes, repolho, em carne, peixe frito e ovos. O sabor é bem mais rico e acentuado em comparação aos molhos tonkatsu e do yakisoba. Ainda é um molho versátil e delicioso para usar sempre na cozinha.

Okonomiyaki: Osaka vs Hiroshima

A magia do shoyu na culinária japonesa: conheça os diferentes tipos e saiba escolher o ideal

8. Ponzu

molho ponzu

É feito do molho shoyu, mas o sabor do ponzu é totalmente diferente. Cítrico, fino e perfeito para saladas, carnes, frangos e daikon (rabanete japonês) ou qualquer outro vegetal ou legume.

Gostou do artigo? Inscreva-se em nossa newsletter.

Share via